Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

sexta-feira, 22 de maio de 2009

ATIVIDADES 21/05/2009 - 2° ANO

ATIVIDADE LÚDICA: BALCÃO DE APOSTA.
Tema: República Velha
1. Qual o motivo do descontentamento das elites agrárias com o encilhamento?
2. Defina Oligarquia.
3. Quais fatores contribuíram para as diferenças existentes na formação das oligarquias do centro-sul e as do norte-nordeste do país?
4. Mutipla escolha.
5. Qual o principal objetivo da "política dos governadores"?
6. A "política dos governadores" tratava de que assunto?
7. Qual era a função da Comissão de Verificação dos Poderes?
8. Qual era o objetivo da degola?
9. Multipla escolha.
10. Discerte sobre a dinâmica e os objetivos do coronelismo.
11. Segundo o seu livro didático - História - 2° série - vol. 2 p. 12 - qual foi a origem da "política do café-com-leite"?
12. Qual a principal consequência da aliança política entre os estados de São Paulo e Minas Gerais?
13. Defina civilismo.
14. Qual o objetivo da política das salvações.
15. Por que a política das salvações quebra o acordo da política dos governadores?
16. O federalismo brasileiro durante a Primeira República era condizente com a sua política? Justifique.
17. O governo federal interviu em alguma questão de caráter interno dos estados? Dê exemplos.
18. Quais as principais consequências da política ecopnômica adotada por Rui Barbosa?
19. O Funding Loan surgiu para atender a quais objetivos?
20. Qual a principal diferença entre o acordo feito por Campos Sales e os acordos econômicos atuais?
21. Cite duas condições para que o Funding Loan fosse assinado.
EX: O acordo só seria ssinadado se determinadas rendas ficassem como garantia de pagamento. As rendas eram: da alfândega; da Estrada de Ferro Central do Brasil e do serviço de abastecimento de água do Rio de Janeiro. Outra condição era; que o papel-moeda nacional equivalente ao empréstimo seria queimado.
22. O que foi a Reação Republicana?
23. Quais as características da indústria brasileira nos primeiros anos da República?
24. Explique o conceito de padrão-ouro e como ele se relaciona com a encilhamento.
25. Multipla escolha.
26. Como Rui Barbosa procurou reformara economia brasileira e quais eram os seus objetivos?
27. Por que o coronelismo seria um caso típico da República?
EX: Devido a importância adquirida pelo voto dos eleitores no jogo político republicano.
28. Multipla escolha.
29. Cite uma das diversas medidas adotadas por Rodriques Alves durante o seu mandato.
30. Um dos princípios exposto pelo Manifesto Republicano de 1870.
31.O que era um "curral eleitoral"?
32. Defina coronelismo.
33. Como se dava a dinâmica política-eleitoral durante o coronelismo?
34. O que era o "voto de cabresto"?

GUERRA DE CANUDOS

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO DO FILME

Filme: A Guerra de Canudos

O filme A Guerra de Canudos, dirigido por Sérgio Rezende e produzido por Mariza Leão, é uma superprodução brasileira filmada na região onde se passaram os fatos. Foi lançado em 1997, 100 anos após essa guerra, que causou a destruição do povoado. O filme pode ser encontrado em vídeo, distribuído pela Columbia Tristar Home Video, tem duração de 180 minutos e foi exibido também na televisão como minissérie. O objetivo do filme é retratar a Guerra de Canudos, mas é bom lembrar que se trata da versão do diretor sobre os acontecimentos, apresentados segundo sua opinião.

Procure observar o seguinte:

  1. Época e local dos acontecimentos;
  2. Período da História do Brasil a que corresponde e quem governava o país na época;
  3. Condições de vida e problemas enfrentados pela população do sertão nordestino na época e o que fazia para sobreviver;
  4. Quem tomava as decisões nas famílias do sertão nordestino;
  5. Segundo uma personagem do filme, o fotógrafo e jornalista Pedro Martins, quem era considerado cidadão naquela época;
  6. Quem foi Antônio Conselheiro e quais eram suas idéias (o que defendia, o que combatia, por que, como definia o regime republicano e por que as pessoas o seguiam);
  7. Quando, como, onde e por quem foi fundado o povoado de Belo Monte ou arraial de Canudos;
  8. O que Antônio Conselheiro propôs a seus seguidores ao fundar Canudos;
  9. Como eram as casas e as condições de vida em Belo Monte;
  10. O que era produzido em Belo Monte e para quem ficavam os produtos;
  11. O que aconteceu com muitos povoados do Nordeste após a fundação de Belo Monte;
  12. Como Antônio Conselheiro arrecadava dinheiro e mantimentos;
  13. Por quem e quantas vezes os moradores de Belo Monte foram atacados;
  14. Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar o primeiro ataque;
  15. Armas e modo que os moradores de Belo Monte usaram para enfrentar outros ataques, o que os motivava a lutar e a quem atribuíam a culpa pela guerra;
  16. Como a população de Belo Monte era considerada pelos de fora;
  17. Como Conselheiro se referia aos soldados do Exército;
  18. Modo como o Exército pretendia tomar Belo Monte na quarta ofensiva, modo como os soldados do Exército eram recrutados, quantos eram, problemas que enfrentavam e opinião que tinham sobre os sertanejos;
  19. Como a imprensa relatava ao país os acontecimentos de Canudos e por que acontecia isso;
  20. Sentimentos que Antônio Conselheiro despertava nas pessoas e por que isso acontecia;
  21. Modo como eram feitos os registros dos acontecimentos da guerra;
  22. Suspeitas de corrupção levantadas a respeito do abastecimento das tropas do Exército;
  23. Por que o jornalista foi enviado à frente de batalha, opinião que tinha sobre os sertanejos e soldados do Exército e por que foi retirado da região;
  24. Mensagem do presidente da República às tropas do Exército;
  25. Tempo de duração da última batalha;
  26. O que aconteceu com o povoado de Belo Monte e sua população em outubro de 1897;
  27. Quem criticou a atuação do comandante das tropas do Exército e por que criticou.
  28. Tente fazer sua análise pessoal a respeito dos acontecimentos e do filme:
  29. Em sua opinião, por que o presidente enviou uma mensagem aos soldados e o que pretendia com isso?
  30. Dê exemplos a respeito de como o fanatismo religioso estava presente na vida da população de Canudos.
  31. Em sua opinião, por que havia o fanatismo religioso?

quarta-feira, 6 de maio de 2009

PRÓXIMA AULA: 14/05/2009

3º Ano
Aula do dia 14 de maio de 2009
Em razão do recesso e do feriado ficamos bastante atrasados com o nosso conteúdo. A aula da próxima semana, segundo o planejamento, seria no dia 16 de abril. Por isso modificaremos a nossa dinâmica de aula.
Assunto: O Brasil na primeira metade do século XIX.
1. Sociedade e economia na Primeira República
1.1 Definições
1.1.1 República
1.1.2 Federalismo
1.1.3 Política dos Governadores
1.1.4 Coronelismo
1.2 Situação econômica
1.2.1 Encilhamento
1.2.2 Funding Loan
1.2.3 O café
1.2.3.1 O Convênio de Taubaté
Nesta aula nossos objetivos serão: Definir os tópicos acima no caderno e a partir dessas definições caracterizar República; analisar as novas formas de dominação adotadas pelas oligarquias e conhecer as políticas econômicas do período e suas implicações sociais.
Fecharemos a aula com uma série de exercícios.

domingo, 3 de maio de 2009

CORREÇÃO 2° ANO - 1° BIM. CAPÍTULO 42. C.E.RUBENS FARRULLA

PARA SISTEMATIZAR O ESTUDO (p. 227)
- Análise -
3. As péssimas condições de vida na Bahia, marcada pela crescente escassez de alimentos, tornava a vida da po­pulação mais pobre extremamente difícil, agravada pela violência da dominação portuguesa. Artesãos, sapateiros, alfaiates, soldados, escravos libertos e escravos aderiram ao movimento, que objetivava mudanças, como o fim da escravidão, a diminuição dos impostos, o aumento dos soldos para os militares, as promoções para os oficiais.
Fomentando esses objetivos havia os ideais da Revolução Francesa: república, liberdade, igualdade, anticlericalis­mo, comércio livre etc.
- Sintese -
5. A Inconfidência Mineira reuniu um número maior de pes­soas da elite local: intelectuais, funcionários, fazendeiros etc. A Conjuração Baiana reuniu pessoas mais humildes: artesãos, sapateiros, alfaiates, soldados, escravos libertos e escravos. Os revoltosos da Bahia também tinham pro­postas de mudanças mais radicais que os mineiros, como o fim da escravidão, por exemplo. Entre os baianos foi maior o número de condenados à morte

CORREÇÃO 1° ANO - 1° BIM. CAPÍTULO 18. C.E.RUBENS FARRULLA

PARA SISTEMATIZAR O ESTUDO (p. 100)
-Análise -
1. Durante o curso dessa longa guerra, os reis franceses or­ganizaram um exército permanente, controlado pelo poder central, e criaram um imposto fixo, destinado à manutenção desse exército. Com a vitória, o poder real ficou fortalecido e o sentimento de identidade nacional se inten­sificou entre os franceses. Assim, a França havia se tor­nado um Estado unificado econômica e politicamente; e o poder, totalmente centralizado nas mãos do rei.
2. A luta de Reconquista foi a luta dos cristãos para expul­sar os árabes da península Ibérica. Nos territórios toma­dos dos árabes, os cristãos formaram diversos reinos. Um deles foi o Reino de Portugal, e os demais, sob a hege­monia de Castela, acabaram por unir-se no processo de formação da Espanha.
3. A atual Alemanha era ocupada por pequenos feudos e principados, constituindo o Sacro Império Romano-Ger­mânico (que englobava também algumas regiões da Itália). O imperador encontrou dificuldades para fortalecer-se, pois a Coroa era eletiva e havia a oposição do papa e dos grandes senhores à centralização do poder. Na penínsu­la Itálica, a situação era parecida. Além das partes perten­centes ao Sacro Império, havia vários pequenos Estados. Mas nenhum deles era suficientemente forte para impor-­se aos demais e unificar politicamente a região.
4. Os alunos poderão constatar que as fronteiras dos Esta­dos variam de uma época para outra, e que, portanto, são construí das historicamente. O primeiro mapa mostra a fragmentação resultante das invasões germânicas. Cer­amente, eles perceberão que o número de Estados diminuiu no século XVI, ao observar o segundo mapa, pois a Europa se estruturou em função do Estado nacional, re­sultante do surgimento das nações e da constituição dos mercados. Finalmente, analisando o terceiro mapa, veri­ficarão que a concorrência imposta pela globalização le­vou à formação dos blocos econômicos, como a União Européia, acenando para a eventual possibilidade do de­saparecimento das fronteiras nacionais.
Você deve garantir que o terceiro mapa analisado apre­sente a divisão do mapa-múndi em blocos econômicos mundiais, ou, pelo menos, a União Européia.
Se houver oportunidade, aproveite para enriquecer estes estudos com uma pesquisa sobre outros blocos econômi­cos, como Nafta, Mercosul, CEI, Alca etc.
5. Os reis tiveram papel decisivo, atuando como elemento unificador dos diversos grupos sociais. A burguesia tembém favoreceu o processo, percebendo que a unificação nacional contribuía para a constituição de um mercado ­protegido da concorrência estrangeira. Além disso os senhores feudais cobravam impostos traziam dificuldades às atividades comerciais. Já a nobreza se opôs porque certamente perderia poder com a formação dos Estados centralizados.

CORREÇÃO EXERCÍCIOS - 2° ANO - FLUMINENSE DE ÉDEN

CAPÍTULO: A CRISE DA MONARQUIA NO BRASIL (1870/1889) - AS QUESTÕES DO IMPÉRIO: MÃO-DE-OBRA, MILITAR, RELIGIOSA, POLÍTICO-PARTIDÁRIA E A QUESTÃO DAS IDÉIAS. O GOLPE REPUBLICANO.
Página. 53. História - 2° Série - vol 1
1. O Império brasileiro ia se esfacelando. Havia um desgaste político devido ao choque de interesses e idéias.
a) Explique as origens da chamada Questão Religiosa.
Questão religiosa - devido ao padroado e ao beneplácito, o Imperador tinha o poder de nomear pessoas a cargos eclesiásticos, como também a aceitar ou não as determinações vindas da Santa Sé, após a proibição de padres de fazer parte da maçonaria não acatada pelo Imperador. Este entrou em choque com algumas instituições católicas e houve conflito entre membros da Igreja e o Império.
b) A partir da Guerra do Paraguai, a mentalidade do exército nacional foi sendo modificada. Em termos gerais, em que se consistiu a chamada Questão Mi­litar?
Questão Militar- após a Guerra do Paraguai, os militares vitoriosos estavam dispostos a atuar politicamente. Entretanto, as instituições monárquicas impediam, muitas vezes, a participação política dos mesmos.
2. Um fator fundamental da crise do Império foi a abolição da escravatura, uma vez que a base do poder político do regime se encontrava na elite agrá­rio-escravista.
Como se processou a coexistência entre trabalho livre e escravo nas áreas cafeeiras?
No Centro-Sul, houve a predominância do trabalho escravo,· no Oeste paulista, houve a coexistência de mão-de-obra do imigrante com a escrava, sendo resolvido o problema da falta de mão-de-obra. Entretanto, havia um constrangimento, pois o livre trabalhava ao lado do escravo, sentindo-se desvalorizado, e o cativo trabalhava ao lado do livre, contestando a estrutura social por vislumbrar uma vida melhor
3. Na segunda metade do século XIX, o movimento republicano brasileiro foi tomando força e culminou no 15 de novembro.
a) Explique como se dividiu o movimento republicano.
Com o crescimento do movimento republicano no Brasil, surgiram dois grupos: os históricos ou evolucionistas, liderados por Quintino Bocaiúva e ligados aos cafeicultores paulistas, pretendiam chegar à República através de reformas paulatinas. Os revolucionários, liderados por Silva Jardim e ligados às camadas médias urbanas, advogavam a luta armada, se necessária, para derrubar o Império.
b) Caracterize as propostas do Gabinete Ouro Preto, correlacionado-as com o movimento do 15 de no­vembro.
O Gabinete Ouro Preto tinha propostas que agradavam aos republicanos, tais como: democratização do voto; diminuição dos poderes do Conselho de Estado; implantação de uma estrutura federalista, dando maior autonomia às províncias; desenvolvimento econômico; reorganização da Guarda Nacional e restauração da disciplina militar. Essas propostas agradavam a diversos segmentos, mas foram combatidas por elementos conservadores do Parlamento, levando Ouro Preto a dissolver a Câmara e convocar eleições. Os republicanos e civis, a partir de tais acontecimentos, começaram a conspirar uma possível derrubada do governo e do regime vigente.
Sendo assim, os militares que participaram da Questão Militar passaram a temer Ouro Preto, que poderia tentar prejudicar o Exército, e passaram a apoiar o fim do regime, culminando no 15 de novembro.