Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Primeira Guerra Mundial

Rivalidades dentro do Continente Europeu
O Desenvolvimento Alemão
Deste modo, entre 1880 e 1914, a Alemanha deu o salto econômico mais prodigioso da História.
Seguindo o exemplo dos ingleses e dos franceses, adotou a ideia de expansão para o ultramar, quer para se abastecer de matérias-primas, quer para ampliar os seus mercados.
Mas o mundo inteiro, ou quase, estava já conquistado e dividido e a Alemanha dificilmente podia encontrar um “lugar ao sol”.
A Grã-Bretanha era o país que se sentia mais ameaçado com este desafio. Desde a China até à África do Sul, em todo o lado se encontrava a Alemanha no seu caminho, sobretudo a partir de 1900 […]. A partir de então, a rivalidade anglo-alemã transformou-se num confronto público que a imprensa se encarregou de animar e instrumentar.
Do mesmo modo, a Rússia, o outro inimigo da Alemanha, sentia-se ameaçada.
Marc Ferro, “A Grande Guerra (1914-1918)”, in, História Universal, vol. IX, Publicações Alfa

A Ameaça Alemã
Se a Alemanha fosse extinta amanhã, não haveria depois de amanhã um só inglês no mundo que não fosse mais rico do que é hoje. (…) Nações lutaram durante anos por uma cidade ou por um direito de sucessão, e não se deve lutar por um comércio de 250 milhões de libras esterlinas? A Inglaterra despertou afinal para o que é inevitável e constitui ao mesmo tempo a sua mais grata esperança de prosperidade. Germaniam esse delendam [a Alemanha deve ser destruída].
The Saturday Review, 11 de Setembro de 1897

Nenhum comentário: