Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 8 de junho de 2009

MÚSICA E HISTÓRIA

Título: Revivendo os festivais de música.
Objetivos: Desenvolver a capacidade de pesquisa através da história oral; produzir o próprio conhecimento; desenvolver os conteúdos da unidade.
Desenvolvimento:
1º passo: Explique aos alunos a importância da história oral para o trabalho dos historiadores.
2º passo: Solicite aos alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a época dos festivais de música. Os alunos devem formular questões para obter informações sobre essa época. Estimule os alunos a questionarem sobre o clima de disputa dos festivais, sobre a importância que esses festivais tiveram na época e para a Música Popular Brasileira, e sobre a contextualização histórica desses festivais.
3º passo: Marque uma aula para que os alunos tragam essas respostas e forme grupos de até 5 componentes para que troquem as informações levantadas.
4º passo: Cada grupo deverá apresentar suas conclusões a cerca da discussão realizada.
5º passo: A seguir, proponha aos alunos outra pesquisa na qual cada grupo deverá procurar as principais músicas da época dos festivais. As músicas deverão ser gravadas e trazidas para uma aula marcada pelo professor.
6º passo: Nessa aula, proponha uma vivência onde os alunos participarão de um festival com essas músicas, como jurados que escolherão qual será a vitoriosa. Seria importante cópias das letras da música e da ficha sugerida.

Nenhum comentário: