Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

REFORMAS RELIGIOSAS 2

Reforma Protestante e reação da Igreja Católica
Luciane Cristina Miranda de Jesus*Especial para a página 3 Pedagogia & Comunicação
Ponto de partida
Leitura de um texto sobre a reação católica a reforma.
Objetivos
1) Conceituar a palavra "reforma" a partir do contexto histórico em que os alunos vivem.
2) Constatar, por meio de pesquisa (levantamento de informações sobre as religiões seguidas pelos próprios alunos), que vivemos numa democracia religiosa.
3) Refletir sobre a liberdade de credo no Brasil, comparando-a aos fatos do século 16, na Europa Ocidental.
4) Conhecer as várias correntes de pensamento que explicam a dimensão da Reforma Protestante num universo dominado pela Igreja Católica.
5) Enumerar as ações da Igreja Católica na tentativa de conter o avanço da Reforma Protestante na Europa Ocidental e nas Américas, sobretudo na América portuguesa.
Estratégias
1) Pergunte aos alunos no que pensam quando se fala em "reforma". Anote na lousa o que eles disserem.
2) Em seguida, passe para cada aluno uma ficha em que ele possa escrever qual a sua religião e de que forma essa escolha ocorreu.
. Elabore uma ficha na qual o aluno não precise se identificar e que deverá conter os seguintes itens:
a) Se pertence ao sexo feminino ou masculino;
b) Qual a religião;
c) Se a escolha da religião partiu dele;
d) Se a escolha da religião foi influência dos pais, porque já a praticavam.
3) O próximo passo é trabalhar com o professor de Matemática. Ele poderá ficar incumbido de tabular os dados das fichas, sendo que os resultados obtidos poderão ser convertidos em gráficos, mostrando o universo da sua série em números e porcentagens.
4) Apresente o resultado da pesquisa aos alunos, mostrando como vivemos, no Brasil, em uma democracia, inclusive do ponto de vista religioso. A seguir, informe os alunos de que, durante a Idade Média e início da Idade Moderna, não existia tolerância religiosa na Europa Ocidental. Ou seja, a realidade era muito diferente da que vivemos hoje na maioria dos países ocidentais, pois a Igreja Católica era a única referência religiosa. Conte a eles que, a partir do século 16, a Europa passou por transformações estruturais que abalariam o modo de os homens lidarem com os dogmas impostos por uma única religião.
5) Depois, retome o conceito de "reforma" com os alunos. Explique que o conceito expressa a idéia de "mudança", e que foi exatamente isso o que aconteceu quando começaram a surgir na Europa Ocidental várias novas religiões, embora todas fossem cristãs. O processo de surgimento dessas novas religiões é chamado de Reforma ou Reforma Protestante.
6) Em seguida, esclareça que os historiadores interpretam a Reforma Protestante sob variados ângulos. Cite os historiadores que analisam a Reforma a partir das transformações ocorridas na economia e na reorganização social, com a emergência da burguesia, e também os que atribuem igual importância às críticas ao comércio de indulgências e à adoração de relíquias.
7) Leia o texto citado acima com os alunos. Peça que eles indiquem quais as ações tomadas pela Igreja Católica no sentido de conter o avanço das novas religiões cristãs. A essas ações os historiadores dão o nome de Contra-Reforma. O texto proposto traz à tona a volta da Inquisição, o surgimento da Companhia de Jesus e o Concílio de Trento.
8) Retome com os alunos o parágrafo que descreve as ações da Igreja Católica e lembre-os de que o Brasil, enquanto colônia portuguesa, também sofreu restrições religiosas.
*Luciane Cristina Miranda de Jesus é formada em história pela Universidade de São Paulo e professora na rede particular de ensino do Estado de São Paulo.

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