Vida de professor da rede pública

Súplica Cearense

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Escravidão negra. "E agora é a sua vez!"

"E AGORA É A SUA VEZ!"

Nesse Roteiro você terá, finalmente, a oportunidade de externar seu pontode-vista, de se colocar pessoalmente face à controvérsia e de defender suas posições. Como porém toda controvérsia pede DISCUSSÃO, os quatro Roteiros de Estudo são preparatórios a um "FÓRUM DE DEBATES", isto é, a uma aula de discussão com a classe toda, na qual, sob a orientação do professor, todos terão a oportunidade de expor seus pontos-de-vista e de argumentar na defesa dos mesmos.
Como o próprio nome indica um ROTEIRO DE ESTUDO é um "guia", capaz de orientar o caminho da aprendizagem a ser percorrido por você, trabalhando sozinho, de preferência. Se, porém, não se dispuser a cumprir todas as tarefas previstas em cada Roteiro não haverá caminho da aprendizagem para você.
O QUE É PARA FAZER
1 - PREENCHER o QUADRO-SINTESE - providenciar no quadro ou fotocopiado - chamado o Mapa da Controvérsia porque ele permitirá a você construir um "mapa" de todas as respostas que já foram dadas à QUESTÃO-GERADORA
e de suas respectivas críticas. Permitirá principalmente identificar com toda clareza onde está o "X da controvérsia", isto é, quais as respostas que conflitam com as outras e porque.
2 - CONFERIR seus ACERTOS e ERROS, recorrendo ao GABARITO em poder de seu professor.
3 — TOMAR POSIÇÃO face à controvérsia, isto é, decidir se por esta ou aquela resposta à QUESTÃO-GERADORA e acumular argumentos para defendê-la mais tarde
TOMADA DE POSIÇÃO

Analise bem o QUADRO-SÍNTESE tal como você o preencheu e corrigiu depois:
A - Pensando bastante no que você indicou como sendo o "X da controvérsia".
B — Fazendo um bom balanço das respostas dadas à QUESTÃO-GERADORA e respectivas críticas:
• selecione a seguir aquela que você acha ser a resposta mais adequada à QUESTÃO-GERADORA e indique-a na página seguinte;
• imagine depois que você está num tribunal e que precisará defender a "sua" resposta. Relacione, no seu caderno, o maior número possível de argumentos em defesa dessa "sua" posição.
"Minha" posição ou "minha" resposta à QUESTÃO-GERADORA da controvérsia:


Argumentos a favor da "minha" posição:

EM TEMPO!
Agora que você chegou a um ponto-de-vista pessoal sobre a controvérsia preparese para defendê-lo no FÓRUM de DEBATES do qual irá participar com a classe toda e conforme orientação a ser dada por seu professor.



Nenhum comentário: